sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Celebrando a Primavera

Crianças naturalmente gostam (e precisam) de ordem, rotina.
Por aqui notamos que por mais organizada que fosse a rotina diária de Zoé, a incerteza quanto ao tempo (dias, semanas, meses) a deixava ansiosa.
A previsibilidade gera um imenso conforto para a criança, pois possibilita a sensação de certeza e a sensação de domínio sobre a vida e o mundo, que é muito importante para o desenvolvimento da personalidade, especialmente no que diz respeito à auto-estima e auto-confiança. (Ordem em Família III: Rotina e Ritual - Lar Montessori)
Pensando em oferecer segurança e previsibilidade, confeccionei um calendário mensal, onde Zoé pode acompanhar as atividades (balé, terapias, passeios) e os eventos naturais (mudanças de estação, fases da lua). 

Aproveitei o interesse dela por árvores, folhas e flores e conversamos sobre a chegada da Primavera e como isso afetaria o clima, os ciclos das plantas e de alguns animais. 

Saímos para um passeio (eu, ela e Zion) no sábado pela manhã. Caminhamos pelo bairro observando as árvores, colhendo folhas e flores caídas, conversando sobre cores das flores, espécies diferentes e formatos das folhas. Foi um tempo muito gostoso.
Em casa pegamos um pedaço de contact transparente e colamos o que colhemos. Depois colamos o contact na janela do quarto deles. 
Fizemos nosso vitral de primavera. 
Foi sucesso e ela mostra pra todos que vem nos visitar, explicando o nome de cada espécie alí representada.




Os ciclos da natureza também influenciam diretamente os nossos ciclos pessoais e internos. 

Desejo sensibilidade no olhar dos meus filhos, para valorizar a chegada da primavera e para reconhecer o florescer deles a cada novo dia primaveril.

Nenhum comentário:

SEJA UMA DE NÓS!