quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ser Criança é Natural

Ana é pedagoga, especialista em psicomotricidade e em Educação Lúdica.
Rita é bióloga e socióloga.

Do encontro entre estas duas pessoas nasce um projeto inspirador que tem frutificado por todo o nosso país: Ser Criança é Natural.

A criança nasce natureza. Manter o contato das crianças com a natureza desde o início de sua vida é dar-lhes o alimento de que necessitam para tornarem-se humanas numa velocidade mais natural, sem romper o vínculo com a natureza que nasce com ela e que a acompanhará durante toda sua vida até o seu final. Neste espaço as crianças tem disponível tudo que precisam para seu desenvolvimento integral. Diversas pesquisas apontam que crianças que tem em seu cotidiano espaço e tempo garantido para brincar livre e em contato com a natureza desenvolvem-se mais saudáveis, criativas, sensíveis.  (https://www.sercriancaenatural.com)

De forma resumida o trabalho delas consiste em incentivar e mostrar a pais e educadores o quanto o contato com a natureza beneficia o desenvolvimento infantil, tanto no âmbito da saúde, como das relações interpessoais e dos processos de desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico.
Para isso elas promovem algumas ações:

- Caixas da Natureza: uma troca de caixas com itens da natureza colhidos por famílias de todo o Brasil. Uma espécie de amigo secreto que acontece 1 vez a cada estação do ano.

- Diálogos: rodas de conversa, formações, oficinas, cursos que tem pais e educadores como público alvo.

- Encontros: caminhadas para explorar, conhecer e se conectar a natureza seguindo o ritmo das crianças (Ser Bebê é Natural: para bebês de até 24 meses e suas famílias; Ser Crianças é Natural: para crianças de até 6 anos e suas famílias).

- Curso Virtual - Criança e Natureza: pensado para aproximar pais e educadores de vários lugares do Brasil, para trocas de experiências, com atividades práticas chamadas de 'Lições Fora de Casa', um tempo para sair com as crianças e praticar o que tem sido aprendido.

- Compartilha: Piquenique para se conectar e partilhar experiências.

Vale a pena visitar o site do projeto. Tem muito material bacana no blog e a agenda com as próximas atividades.

Eu, particularmente, gosto muito do Instagram delas (@sercriancaenatural) porque lá encontramos sugestões de livros infantis sobre a natureza através da hashtag #bibliotecadafloresta . Mas, minha favorita ainda é a #experienciaSCN onde são propostas atividades a serem realizadas no decorrer da semana. Coisas simples como: observar diferentes tamanhos de folhas, seguir o caminho das formigas, tomar um chá. Delicadezas do dia a dia que trazem poesia a infância e (ainda mais) a vida adulta. 

Um projeto sensível que vem resgatar a nossa conexão com a mãe natureza, com nossos filhos, com nossa criança interior.

Sementes de ipê roxo colhidas para uma das experiências semanais proposta no Instagram @sercriancaenatural



Nenhum comentário:

SEJA UMA DE NÓS!