domingo, 7 de abril de 2019

Alimentação Saudável para Bebês


Até os seis meses de idade, o melhor alimento para o bebê é o leite materno exclusivo.

Ele contém todos os nutrientes que o bebê precisa além de ser a melhor proteção contra doenças nessa fase da vida, pois através dele o bebê recebe a imunidade da mãe.

O leite materno favorece o crescimento do bebê e previne a má nutrição.

Porém, a partir dos seis meses o bebê necessita de uma introdução à alimentação que ofereça mais do que o leite materno pode suprir. Embora a amamentação continue sendo importante até os dois anos.

Além disso, o bebê precisa se acostumar com uma consistência diferente da líquida, para desenvolver a mastigação, a arcada dentária e se acostumar com a alimentação.

Neste momento é ideal oferecer alimentos saudáveis para estimular bons hábitos alimentares, desenvolvidos principalmente no primeiro ano de vida.
É nessa fase que a criança desenvolve suas preferências pelos sabores: doce, salgado, cítrico, etc.

Por isso, oferecer alimentos saudáveis pode influenciar de forma positiva as condições de saúde futura e favorecer um estilo de vida saudável.
Dessa maneira é muito provável reduzir o risco de gerar doenças como diabetes, hipertensão, obesidade ou desnutrição.

A introdução alimentar começa com as papinhas de frutas. Uma fruta por vez deve ser oferecida por 3 dias para observar se ocorre algum sinal de intolerância ou alergia.

A criança pode empurrar com a língua, pois é um reflexo natural. Isso não quer dizer que ela não gostou. Ela ainda não conhece os diferentes sabores, pois o leite materno tem um sabor exclusivo.

Em seguida vem a adaptação às papinhas salgadas. Mesmo recebendo este nome não se deve colocar sal em excesso, pois o objetivo é apresentar os alimentos de maneira natural para que o bebê se acostume com o paladar de cada um.

Veja os grupos de alimentos que devem compor uma papinha salgada:


É muito importante a conscientização da importância da introdução alimentar saudável. Mesmo que tenhamos uma vida agitada pelo trabalho e outras tarefas, não podemos negligenciar a alimentação correta do bebê aderindo aos industrializados.

Oferecer para o bebê refrigerantes, doces, açúcar refinado, salgadinhos industrializados, fritura, chocolate faz com que ele aprenda a preferir estes alimentos e dificultará a aceitação de frutas, verduras, legumes e hortaliças.

Estes hábitos vão influenciar tanto na saúde do bebê quanto na adolescência e também na vida adulta.
Pense nisso!

E se você quiser aprender receitas gostosas e saudáveis de papinhas para o seu bebê, conheça o "Guia 50 Papinhas para Bebês", com receitas de papinhas doces e salgadas. E um manual com 10 receitas de sucos naturais. 



Nenhum comentário: